domingo , 5 dezembro 2021

Home » Fotos » PDT do Ceará viabiliza formação e oportunidades para Juventude de Fortaleza

PDT do Ceará viabiliza formação e oportunidades para Juventude de Fortaleza

8 fevereiro, 2017 - 5:40 Categoria: Fotos, Notícias Deixe um comentário A+ / A-

Uma das bandeiras do trabalhismo é a escolarização, o acolhimento e a educação dos jovens. O PDT do Ceará tem obtido grandes resultados nessa área, por meio de projetos que viabilizam, além da formação, uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Na terça-feira (7), a prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria especial de Políticas Públicas de Juventude, lançou o Projeto Cozinha Criativa. Uma iniciativa realizada em parceria com a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social(STDS), que oferece curso de formação teórico-prática em Direitos Humanos, com iniciação profissional na área de gastronomia. Serão atendidos 400 jovens de 16 a 29 anos, oriundos de escolas públicas de ensino e, principalmente, para os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Na aula inaugural, que aconteceu na Rede Cuca Barra, o prefeito Roberto Cláudio explicou que o principal objetivo do curso é a qualificação profissional e formação social desses jovens para o mercado de trabalho. “Além da capacitação, lançaremos, no segundo semestre deste ano, um programa de microcrédito para que o jovem possa montar seu próprio negócio. É uma iniciativa vencedora, que tenta responder o desemprego pela qualificação e treinamento para que, assim, o jovem ocupe um espaço no mercado de trabalho”, afirmou.

O projeto conta com 16 turmas e 25 alunos em cada. As aulas serão ministradas nos CITS, no Cuca Barra, e onde fica situado o Programa Adolescente Cidadão (Rua João Tomé, 261 – Monte Castelo). Os jovens regularmente matriculados receberão uma ajuda de custo no valor mensal de R$ 100,00 (cem reais); vale-transporte referente aos dias letivos e lanche, por quatro meses.

O secretário de Juventude, Júlio Brizzi, falou que essa iniciativa tem uma grande importância para Fortaleza. “O Cozinha Criativa é um projeto inovador. Acreditamos no potencial dos nossos jovens em construir um caminho diferente, tanto para eles quanto para a Cidade. O que queremos é a inclusão e dar cada vez mais oportunidade para a juventude”, disse.

Para o Titular da STDS, Josbertini Clementino, a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado tem sido promissora em diversos projetos de capacitação como Juventude na Onda e, agora, com o Cozinha Criativa. “Através das nossas sete unidades de CITS,espalhadas nos bairros periféricos de Fortaleza, vamos ampliar o atendimento aos jovens que não moram perto dos Cucas. Queremos que todos tenham acesso a qualificação para que possam concorrer em condições justas às vagas de emprego ofertadas em nosso mercado”, revelou.

Participaram da solenidade a presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Tânia Gurgel e o presidente do Instituto Cuca, Márcio Araújo.

Foto: Kiko Silva

PDT do Ceará viabiliza formação e oportunidades para Juventude de Fortaleza Reviewed by on . Uma das bandeiras do trabalhismo é a escolarização, o acolhimento e a educação dos jovens. O PDT do Ceará tem obtido grandes resultados nessa área, por meio de Uma das bandeiras do trabalhismo é a escolarização, o acolhimento e a educação dos jovens. O PDT do Ceará tem obtido grandes resultados nessa área, por meio de Rating: 0
Voltar ao Topo